
Flamengo e Tolima se enfrentaram ontem na Colômbia no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.
O mais querido arrancou uma vitória muito importante mesmo jogando muito abaixo.
A escalação foi bastante polêmica, principalmente pela presença de muitos medalhões acima de 30 anos…
E por causa de um sistema de jogo conservador com um meio de campo formado por três volantes.
Sendo que um desses volantes, foi Diego Ribas. O veterano retornou ao time titular muito em função da ausência do João Gomes, suspenso.
O camisa 10 jogou como primeiro volante, ficando logo à frente dos zagueiros, conclusão: jogou muito mal e foi muito criticado pelos torcedores nas redes sociais.
Flamengo e Tolima Libertadores: último jogo de Andreas Pereira
Além de Diego Ribas, Arrascaeta, Gabigol e Everton Ribeiro tiveram uma noite pouco inspirada.
Porém, talvez o que atrapalhou o trio, foi a escalação conservadora. Arrascaeta e Everton Ribeiro jogaram ao lado de Gabi no ataque.
Sendo que é notório, que tanto Arrascaeta quanto Everton Ribeiro não tem as características para jogarem como pontas avançados.
Para jogar no último terço é necessário ter mais velocidade e agressividade, virtudes que os dois não tem.
Tanto Everton Ribeiro quanto Arrascaeta são jogadores com técnicos e criativos e são mais úteis no meio de campo.
Mesmo assim, mais uma vez Dorival Junior, que não esteve à beira do campo porque estava suspenso (seu filho e auxiliar Lucas Silvestre o substituiu), insistiu outra vez em um sistema de jogo ultrapassado, escalando o Flamengo em um 4-3-3, com 3 volantes:
- Diego Ribas;
- Andreas Pereira;
- Thiago Maia.
Diego Ribas, como disse anteriormente, não aproveitou a chance que o Dorival deu a ele. Não fez desarmes, não construiu e atrapalhou todas as tentativas de contra-ataques.
Flamengo pouco criativo, passou o primeiro tempo mais se defendendo do que construindo.
Se não fosse pelo bom jogo de Andreas Pereira, aliás seu último porque seu contrato encerra hoje, o clube carioca teria somente empatado.
O volante, que foi eleito o melhor em campo pela conmebol e pela torcida, fez um belo gol aos 17 minutos da primeira etapa.
Flamengo melhora no Segundo Tempo
Na segunda etapa de jogo o auxiliar e filho de Dorival Junior, Lucas Silvestre, colocou o time pra cima, com as entradas de:
- Lázaro;
- Marinho;
- Ayrton Lucas;
- Pedro.
Com a saída de alguns veteranos, principalmente de Filipe Luís que estava sofrendo para marcar Caicedo, o time melhorou um pouco em campo.
A equipe saiu um pouco mais para o jogo, principalmente com tentativas de infiltração pelos corredores laterais com Lázaro e Marinho.
No entanto, a melhora não foi significativa para ampliar a vantagem, inclusive teve essa chance logo no final da partida.
Quando numa trama ofensiva entre Arrascaeta, Pedro e Lázaro, o camisa 14 deixou o centroavante de cara para o gol, que demorou para concluir e teve o ângulo fechado pelo defensor do Tolima…
Pedro que ainda tinha a opção de volta a bola para Arrascaeta ou até mesmo tentar o passe para o Lázaro, preferiu chutar para o gol.
Conclusão, foi travado, perdeu o gol e ouviu reclamações dos dois companheiros de time.
Fora isso, o Flamengo melhorou um pouco, não sofreu tanto na fase defensiva, não criou mais nada e controlou bem a partida.
Final de jogo: Tolima 0 x 1 Flamengo! O Mengão volta pra casa com um excelente resultado, somente isso para comemorar porque falou um bom desempenho em campo.
Eu fiz um vídeo lá meu canal, veja aqui abaixo!
Acesse mais informações do mengão aqui no Notícias do Fla
Deixe um comentário