Danilo se destacou ao marcar o gol decisivo que garantiu o título da Libertadores para o Flamengo, igualando-se a Zico e Gabigol como os únicos jogadores a marcarem em finais da competição pelo Rubro-Negro. O triunfo por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em Lima, no Peru, consolidou o tetracampeonato do Mengão.
O feito de Danilo é significativo, pois o Flamengo disputou cinco finais de Libertadores, mas apenas Zico, Gabigol e agora ele conseguiram balançar as redes com o Manto Sagrado nas decisões. O zagueiro rubro-negro, assim, gravou seu nome na história do clube, não apenas pelo título, mas também pelo gol crucial.
Em 1981, Zico foi o protagonista da primeira final da Libertadores disputada pelo Flamengo. Naquele ano, o time carioca conquistou seu primeiro título ao vencer o Cobreloa, do Chile, com dois gols do eterno camisa 10, em Montevidéu, no Uruguai.
A história se repetiu em 2019, quando Gabigol brilhou ao marcar dois gols nos minutos finais contra o River Plate, da Argentina, assegurando o bicampeonato para o Flamengo, também em Lima, no Peru. Em 2021, Gabigol voltou a marcar em uma final, desta vez contra o Palmeiras, em Montevidéu, mas apesar de seu gol, o Rubro-Negro acabou derrotado por 2 a 1.
No entanto, o atacante não se abateu e retornou em 2022 para mais uma decisão. Gabigol recebeu um lindo cruzamento e marcou o gol da vitória do Flamengo sobre o Athletico-PR, em Guayaquil, no Equador, garantindo o tricampeonato com o placar de 1 a 0.
Danilo, ao lado de Zico e Gabigol, agora figura na seleta lista de jogadores que fizeram história pelo Flamengo na Libertadores, destacando-se por sua importância em momentos decisivos e eternizando-se no coração da torcida rubro-negra.