Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, provocou o Flamengo ao comentar sobre o uso da base após o título mundial sub-20 conquistado pelo Rubro-Negro no último sábado (23) contra o Barcelona. Ferreira mencionou a conquista e ironizou, sugerindo que o Mengão não dá oportunidades suficientes aos jovens talentos, ao contrário do que ocorre no clube paulista.
“O treinador tem paciência, os torcedores têm paciência, não sei se os nossos adversários têm. Vocês viram uma equipe que foi bicampeã mundial sub-20, quantos jogadores eles aproveitam? São pensamentos diferentes, os nossos jogadores que foram à seleção foram todos vendidos. Estêvão foi vendido, Endrick foi vendido, Vitor Reis jogou a Copa, ida e volta da Libertadores e no final vendemos por um valor que vocês conhecem, mas foi preciso mantê-lo lá dentro”, declarou Abel Ferreira.
Ele ainda acrescentou: “É o processo do clube, e sempre bato na tecla para que nossos torcedores entendam, é um processo diferente. Há jogadores na base que pudemos identificar, dois que vejo e deslumbro um futuro como Endrick, como Estêvão, mas sei o tempo que é preciso para que evoluam, tenham o amadurecimento necessário, depois no futuro cabe ao selecionador decidir se devem ser chamados”.
A declaração de Abel Ferreira chamou atenção, especialmente porque na última segunda-feira (25), o técnico português não escalou nenhum jogador da base no time titular que venceu o Sport por 3 a 0. Apenas Elias, formado no clube, foi acionado entre as cinco substituições realizadas.
Por outro lado, o Flamengo escalou um atleta formado na base entre os 11 titulares que goleou o Vitória por 8 a 0. O ponta, que teve uma rápida passagem pelo clube, foi suficiente para ganhar destaque e conquistar a Copinha de 2018.
Enquanto Abel Ferreira comenta sobre a base do Flamengo, o time principal do Mengão lidera o Campeonato Brasileiro de 2025 com 46 pontos, à frente do Palmeiras, que soma 42 pontos, embora os paulistas tenham um jogo a menos. Essa diferença na tabela evidencia a preocupação do técnico palmeirense em relação ao desempenho do Rubro-Negro.