Matheus Gonçalves, destaque do time carioca, celebrou o título mundial Sub-20 conquistado pelo Rubro-Negro e anunciou que esta foi sua última participação na categoria. Neste sábado (23), o Mengão empatou em 2 a 2 com o Barcelona da Espanha no tempo regulamentar e sagrou-se campeão nos pênaltis, garantindo o bicampeonato do Mundial Sub-20.
— “É um gosto especial, né? Como eu falei ano passado, a gente é criado junto, nós todos somos criados juntos desde novinho, então é feliz demais, tem um gosto especial por ser com eles, né? No último ano de sub-20, é o meu último título com o sub-20” — declarou Matheus emocionado.
Gonçalves fez questão de agradecer aos companheiros de equipe e destacou a atuação de Léo Nannetti, o goleiro que brilhou durante a partida. — “Agradecemos pela partida, agradecemos pela noite iluminada, que o Léo estava iluminado, então, com certeza, essa vitória tem que ter o Léo. Mas todos estão de parabéns, o técnico Bruno Pivetti também, pelo trabalho que ele está fazendo com a gente no sub-20. Muito grato. Somos campeões duas vezes, né? Então, feliz demais, grato a Deus por tudo” — completou.
O jogo começou com o Mengão abrindo o placar aos dez minutos. No entanto, o Barcelona conseguiu virar o jogo no segundo tempo, marcando um dos gols aos 49 minutos. Contudo, Iago, de cabeça, empatou aos 50’, levando a decisão para os pênaltis.
Na disputa de penalidades, Matheus Gonçalves foi encarregado da quinta cobrança, mas foi o goleiro Léo Nannetti que se destacou, defendendo duas penalidades e garantindo o título para o Rubro-Negro. Durante o tempo normal, Nannetti foi essencial, fechando o gol e impedindo a vitória do Barcelona.
Com o bicampeonato mundial, o Mengão se tornou o maior campeão do torneio Sub-20. A competição, que já está em sua quarta edição, tem o Benfica de Portugal e o Boca Juniors da Argentina entre os campeões. Para disputar o tricampeonato em 2026, o clube carioca precisa garantir a vaga vencendo a competição nacional da categoria no próximo ano.
A conquista reafirma a força das categorias de base do Flamengo, que continua revelando talentos e se destacando em competições internacionais. O Rubro-Negro segue como uma das principais potências do futebol juvenil, investindo no futuro e colhendo frutos com títulos expressivos.