Preparação do Flamengo para o Sucesso no Mundial: Bastidores Médicos, Físicos e Mentais
O Flamengo venceu o Chelsea (ING) no Mundial de Clubes, se impondo e comandando grande parte do jogo. Para montar o time que chegou à vitória, Filipe Luís precisou de três fatores cruciais: Departamento Médico zerado, preparação física direcionada e confiança interna. As vitórias de 2 a 0 sobre o Espérance (TUN) e de 3 a 1 contra o Chelsea garantiram o Flamengo como o primeiro do Grupo D no Mundial.
Além da tática de Filipe Luís e da técnica dos jogadores dentro de campo, o Rubro-Negro contou com a eficiência do Departamento Médico, da preparação física e da mentalidade de confiança nos bastidores. É fundamental entender como esses fatores contribuíram para o sucesso do time no Mundial de Clubes.
Departamento Médico: A Base para o Sucesso
Sob comando do Dr. Fernando Sassake, o setor conseguiu recuperar todos os jogadores do elenco para o Mundial de Clubes. Nicolás de la Cruz, com entorse no joelho, e Gonzalo Plata, com edema ósseo também no joelho, eram as preocupações do DM para a competição. Sendo assim, o setor de saúde manteve cautela nos tratamentos, mas conseguiu liberar a dupla — De La Cruz não jogou nas duas partidas por estar em recondicionamento físico.
Além de curar as lesões, o Departamento Médico do Flamengo também trabalha de forma preventiva. Isso porque o setor conversa diariamente com os jogadores para detectar qualquer tipo de problema físico. Não à toa, a orientação interna no clube é de que os atletas relatem todo e qualquer desconforto. Contudo, o caso de Plata com a Seleção Equatoriana foi o único ponto fora da curva recentemente, mas o DM já repassou os processos internos ao atacante.
Preparação Física: O Plano de Diogo Linhares
Diogo Linhares é o preparador físico na comissão técnica de Filipe Luís e o responsável por colocar em prática todo o plano da equipe. Desse modo, o clube analisou as métricas individuais e coletivas do elenco logo depois do último jogo no Brasileirão antes da viagem para o Mundial. Na sequência, o Flamengo montou treinos específicos para alguns jogadores, como Pedro, Alex Sandro, Arrascaeta, Danilo, Plata, Luiz Araújo, Viña e De La Cruz.
Plata ficou de fora da estreia contra o Espérance para estar em ótimas condições diante do Chelsea, com o clube pondo em prática a ideia de não colocar os atletas em risco. O mesmo aconteceu com De La Cruz, que está fora do DM e trabalha para recuperar o recondicionamento físico ideal. Enquanto isso, Luiz Araújo, Arrascaeta e Alex Sandro passaram por atividades direcionadas além das atividades padrões nos Estados Unidos.
Confiança: A Mentalidade do Flamengo
“A gente sabia que era possível fazer uma grande atuação”, disse Danilo, em entrevista depois da vitória sobre o Chelsea. De fato, a mentalidade nos bastidores do Flamengo é de que o clube não deixa nada a desejar em comparação com os europeus, desde a logística até a performance em campo.
Com Departamento Médico zerado, preparação física alinhada e mentalidade definida, o Flamengo se classificou em primeiro do Grupo D com uma rodada de antecedência. Após vencer Espérance e Chelsea, o Rubro-Negro deve preservar alguns jogadores na partida contra o Los Angeles FC (EUA). Vale lembrar que o Mengo entra em campo contra os norte-americanos às 22h (horário de Brasília) desta terça-feira (24), no Camping World Stadium, em Orlando.
Já em primeiro do Grupo D, o Flamengo espera a definição do Grupo C para saber quem enfrenta às 17h (horário de Brasília) do domingo (29). Bayern de Munique (ALE), Benfica (POR) ou Boca Juniors (ARG) vão aparecer no caminho do Rubro-Negro no Hard Rock Stadium, em Miami.
A preparação do Flamengo para o sucesso no Mundial de Clubes é um exemplo de como a combinação de fatores médicos, físicos e mentais pode levar um time ao topo. Com um Departamento Médico eficiente, uma preparação física direcionada e uma mentalidade de confiança, o Flamengo está pronto para enfrentar os desafios que se aproximam e buscar o título do Mundial de Clubes.