A Seleção Brasileira Sub-20 anunciou a convocação de 26 jogadores para a fase final de preparação para a Copa do Mundo da categoria, que começa em 27 de setembro, no Chile. Entre os convocados, destacam-se três jogadores do Rubro-Negro: Lucas Furtado, Iago e João Victor, todos campeões mundiais no último sábado. Vale lembrar que esta não é a lista definitiva para o torneio.
A lista de convocados inclui atletas de diferentes posições. Entre os goleiros, além de Lucas Furtado, foram chamados Otávio, do Cruzeiro, e Cobra, do Atlético-MG. Na defesa, além de Iago e João Victor, estão Gilberto, do Palmeiras, Igor Serrote, do Al-Jazira, Leandrinho, do Vasco, Arthur Gabriel, do Palmeiras, Jair, do Nottingham Forest, e Bruno Alves, do Cruzeiro.
Para o meio-campo, os escolhidos foram João Cruz, do Athletico-PR, Rayan Lucas, do Sporting, Murilo Rhikaman, do Cruzeiro, Pedrinho, do Zenit, Matheus Alves, do CSKA, Isaque, Gabriel Moscardo, do Braga, e Rafael Coutinho, do Palmeiras. No ataque, Gustavo Prado, do Internacional, Lucas Ferreira, do Shakhtar, Erick Belé, do Palmeiras, Luighi, do Palmeiras, Luca Meirelles, do Santos, Nathan Fernandes, do Botafogo, e Kaique Kenji, do Cruzeiro, completam a lista.
Os jogadores treinarão entre 1º e 9 de setembro no CT do Red Bull Bragantino, em São Paulo. A lista final para o Mundial Sub-20 será divulgada após esse período de treinamentos. O trio do Mengão é visto como favorito para integrar a lista definitiva.
A convocação de Lucas Furtado chamou atenção, pois ele foi reserva na final contra o Barcelona, onde o goleiro Léo Nannetti brilhou ao defender dois pênaltis, garantindo o título mundial. Lucão, como é conhecido Furtado, tem sido lembrado em outras convocações e é um dos cotados para o Mundial, apesar de ter perdido espaço no Rubro-Negro devido a questões contratuais.
Outro destaque do Ninho do Urubu convocado é Rayan Lucas, que atualmente está emprestado ao Sporting, de Portugal, até 2026. Mesmo com a transferência, o jovem ainda mantém vínculo com o time carioca.
Ausências notáveis na convocação são Matheus Gonçalves e Lorran, que foram fundamentais durante o ciclo de preparação. Matheus, autor do primeiro gol na final contra o Barcelona, e o camisa 10 Lorran perderam espaço nas últimas convocações.
A expectativa é alta para a definição da lista final, que poderá contar com os jovens talentos do Rubro-Negro na busca pelo título mundial sub-20.